Thursday, March 02, 2006

15 - O tempo

A minha memória anda esquisita, já não é o que era, só funciona para certas coisas e com critérios que desconheço. O que por vezes me deixa em dificuldades. No almoço chamei Neves ao Soares e Carlos Alberto ao Simão. Por isso é que ele não me respondia, até pensei que fosse surdo. As minhas desculpas.

*
Se a alguns de vós perguntei o nome a outros tive mesmo de ser apresentado! Que vergonha!

*
Como te chamas tu, desculpa lá a pergunta? Eu? Eu sou o Sevilha, pá! Não te lembras do Sevilha, pá?! Exacto, exacto, só o Sevilha falava assim, confere!

*
A vários procurei ler o nome na silhueta, no modo como gesticulavam ou se sumiam, nos pequenos gestos, na voz, nas suas diversas e definitivas assinaturas.

Durante todo aquele tempo do almoço fui olhando para vocês, para o retrato de turma que trazia comigo e para o que de vós recordo. Ver tudo isto sobreposto, em triplicado, em derradeira paralaxe.

*
Sensação estranha, sensação estranha. O tempo é um desfocador.

*
Depois do almoço raspei-me durante uns minutos, agarrei na máquina e fui revisitar a Emídio, sozinho. Andei por todo o lado sem que ninguém me chateasse. E dei por mim a completar o perímetro da escola em pouquíssimo tempo. Eu já sabia que as escolas nestas alturas encolhem, nunca mais têm a extensão que tinham quando éramos pequenos, mas que diabo, até parecia que andava no interior de uma maquete. Já tinha dado por isso no Ginásio, agora tão pequeno.

*
A porta do anfiteatro da C-3 estava fechada e o número da sala mudado. A C-3 prescreveu. Se calhar já nem é anfiteatro. [Senhores pedagogos, do que me lembro, as aulas mais produtivas deram-se em pequenos anfiteatros, não em salas planas e muito menos em grandes salas. Não sei se há aqui alguma lei oculta. À vossa consideração].


*




Salas vazias, abrir esta ou aquela porta ao acaso.

A esperança de surpreender ainda um riso, um grito, uma impertinência, antes que se dissolvam para sempre no ar.




*

No fim da volta fui olhando para as portas das traseiras das oficinas. Têm garatujas novas. O tempo é outro, ainda bem.
*

0 Comments:

Post a Comment

<< Home